Tsundoku

tsundoku

Preciso confessar que sou uma pessoa de fases. Passo meses sem comprar um livro e às vezes até sem ler. Mas de repente, dá um click e alguma coisa estranha toma conta de mim e eu começo a pensar e respirar livros o dia inteiro. Leio em uma velocidade monstra igual um esfomeado, há dias sem comer, mergulha em um prato de comida. E compro com a mesma voracidade. Obviamente não leio na mesma proporção em que compro e isso faz com que minhas prateleiras fiquem cheias de livros não lidos, sempre na promessa de que serão os próximos.

Eu não fui uma criança leitora. Eu odiava ler e sofria ao ter que ler os quatro livros anuais para a escola. Não entendia porque tínhamos que passar por aquela tortura. Meu ódio tomou proporções majestosas no dia que fui obrigada a ler O Pequeno Príncipe e fazer uma prova sobre ele. Fui praticamente a única da sala a tirar uma nota boa. Isso levou a professora a reaplicar o teste e anular o anterior. E então eu fui a única da classe a tirar nota baixa. stack_of_books2Eu fiquei com tanto ódio que joguei o livro fora. Me dói só de pensar que fiz uma atrocidade dessa com um livro um dia. E ainda tenho raiva do pobre príncipe, mas sei que um dia darei uma nova chance a ele.

Foi quando mudei de escola aos 11 anos. E de repente os livros que me deram para ler eram viciantes. Agradeço Pedro Bandeira até o fim da minha vida por me conduzir a um mundo do qual não faço e nem farei jamais a mínima questão de sair. J.K. Rowling quebrou definitivamente a minha barreira sobre o tamanho dos livros que eu era capaz de ler. Minha melhor amiga, essa sim uma criança leitora, me fez ler o primeiro Harry Potter lá nos idos anos 2000. Confesso que não foi fácil. Demorei muito para pegar o embalo e aquele livrinho de 224 páginas me parecia a Bíblia.

Depois disso, não parei mais. Já vivi em muitos mundos. Já vivi muitas vidas. Já sofri, sorri, chorei e me encantei. Não há filme no mundo que proporcione a mesma alegria e sensação de plenitude que um livro bem contado. Sou leitora, sou escritora, sou viciada e quero morrer assim.

Penso em quem eu seria se não tivesse lido todos os livros que li ao longo da minha adolescência. Tenho a impressão de que não seria uma pessoa de quem eu poderia me orgulhar como sou agora. Eu provavelmente não teria entendido como ser uma pessoa melhor ao me colocar no lugar das pessoas antes de julgar. Eu não seria tão forte, não acreditaria na minha capacidade e potencial. Eu não apreciaria a minha própria companhia, às vezes não preciso de nada além de um livro para me sentir completa. Eu sei quase com certeza que não moraria em Londres. E não teria sido tão boa em redação na escola, mesmo sem fazer esforço.

Provavelmente sequer saberia quem são Meg Cabot, Paula Pimenta, Nicholas Sparks, Dan Brown, Sophie Kinsella, Eleanor H. Porter. Eu saberia quem são Pedro Bandeira, Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz, Luís Fernando Veríssimo, Machado de Assis, Moacir Sciliar, Victor Hugo, mas só porque me abrigariam a ler na escola. E isso é triste. Muito triste. Não gosto de pensar em um mundo assim.

georgerrmartin

Advertisements

About Stefania Raducanu

Tenho 29 anos, mas alma de adolescente, pois adoro cultura pop, música, filmes e livros voltados para esse público. Sou carioca porém moro em Londres, formada em Turismo, casada e mãe da Beatrice. No momento estou curtindo minha bebezinha, mas com a cabeça cheia de ideias que logo colocarei no papel. Enquanto isso tento publicar meus dois livros. Comecei escrevendo fanfics e pode ser que alguém conheça Back to the Past I e II, das quais sou co-autora.
This entry was posted in Geral and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s