Resenhando Paula Pimenta

Por que falar de um livro só, se eu posso falar da autora? Já comentei antes sobre Meg Cabot e Sophie Kinsella, que são as queridinhas do mundo chick-lit e praticamente dominam as prateleiras, lançando sucesso atrás de sucesso. Mas inspiradas por esse mundo um pouco mais cor de rosa – o que não quer dizer que garotos não leiam!! – também começamos a ver algumas autoras nacionais se destacando. Dentre elas, minha preferida é e acredito que será por um bom tempo, Paula Pimenta. Eu fico muito contente de ver autores nacionais sendo mais divulgados, lançando livros no exterior e espalhando pelo mundo cenas criadas na nossa terra. Pegar um livro da Paula é viajar por Belo Horizonte. O que é super legal, considerando que saímos do eixo Rio – São Paulo. Embora ainda precisemos de mais autoras jovens falando sobre o Tocantins, a Bahia ou o Acre, por quê não?

Sou uma pessoa muito visual e confesso que compro muito livro pela capa. Isso é meio complicado, algumas vezes dá muito certo e outras, nem tanto. Quando bati os olhos nas capas de Fazendo Meu Filme 1 e 2, eu não tive dúvidas de que sairia logo para comprar. Mas a sinopse, ah… a sinopse ganhou meu coração.

Sinopse

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes fmfbilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 

Tudo bem, o que tem de tão especial? Para mim, era muito especial. O nome da personagem principal é Estefania. Ela viaja para a Inglaterra. Escuta as mesmas músicas que eu e gosta dos mesmos filmes. Ela até vai no show da mesma banda que eu fui. As semelhanças não param aí e confesso que fiquei assustada. Na brincadeira eu mandei um twitter para a autora perguntando se ela estava me seguindo nos últimos anos. E ELA RESPONDEU!! Agora, além de super autora, brasileira, escrevendo livros divertidos e bonitinhos, ela é fofa e acessível. Fiquei chateada de saber que não, o livro não era sobre mim. Que pena. Mas sem dúvidas, foi um dos livros mais gostosos que já li. E não tem como não se apaixonar pela Fani e pelo Léo, claro. O fim que ela deu à série com o volume quatro, não poderia ter sido mais perfeito.

A série é super atual, sendo contada através de e-mails, recadinhos e mensagens trocadas ao longo dos anos de escola, intercâmbio e faculdade. Fani é uma menina muito apaixonada por filmes, que sonha em ser cineasta, ao mesmo tempo em que vive entre as dúvidas e alegrias de ser adolescente e suas descobertas amorosas. Ela se apaixona pelo seu melhor amigo e ao longo dos quatro livros vemos o enrolar e o desenrolar da estória de amor deles. É muita fofura para poucos livros. Eu sei, são quatro, mas eu queria mais. Não estava preparada para dizer adeus a Fani. Ainda bem.

Porque então ela nos surpreendeu com uma nova coleção, para saciar aquele gostinho de quero mais que ficou com o fim de FMF. Ela lançou Minha Vida Fora de Série, sobre uma das amigas da Fani, o que quer dizer que veríamos muitas estórias por outros ângulos e nos aprofundaríamos ainda mais naquele universo super fofo. E agora, se Fani era apaixonada por filmes e sonhava em ser cineasta, Priscila gostava mesmo era de séries de televisão e bichos. Nesse ponto já não me identifiquei tanto porque eu não costumo assistir séries, mas amo bichos, o livro continuava sendo lindo e o Rodrigo, conseguiu ser ainda mais lindo que o Léo.

Sinopse

Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, mvfsPriscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante a se conhecer: ela mesma. Quem gosta da série “Fazendo meu filme” não pode perder o livro de estreia dessa nova série de Paula Pimenta. Situado no mesmo universo ficcional, temos a oportunidade de acompanhar alguns dos nossos já adorados personagens, três anos antes da história de ‘Fazendo meu filme” começar. Não perca a 1ª temporada da vida fora de série de Priscila.

Estou aguardando ansiosa a semana que vem, quando meu tio vem me visitar e está trazendo na mala o terceiro volume da série que foi lançado esse ano no Brasil e eu aqui, ainda não li. Em breve faço a resenha dele. Porque Paula Pimenta, nunca é demais.

Sobre Stefania Raducanu

A autora é carioca, mas mora na Inglaterra com seu marido e as duas filhas. Está longe da sua adolescência, porém ainda não percebeu isso. Adora consumir material voltado para esse público, seja lendo livros, assistindo filmes ou ouvindo música. Quando não está cuidando das crianças e enlouquecendo, está se concentrando para colocar as milhares de ideias que tem na cabeça em um pedaço de papel (rezando para as crianças não pegarem o papel para fazer aviãozinho). Começou escrevendo fanfics, dentre elas Back to the Past I e II com a banda McFLY, das quais é co-autora, grande sucesso em 2006. Seu primeiro livro está em pré-venda e será lançado dia 21.07.2021 pela Editora Pendragon, enquanto os demais escritos da autora ainda podem ser lidos no Wattpad.
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenhando Paula Pimenta

  1. Pingback: Resenha de “Minha Vida Fora de Série 3”, de Paula Pimenta | Stefania Raducanu

  2. Pingback: Resenha de “Um Ano Inesquecível”, de Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimeita – PARTE IV | Stefania Raducanu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s