Resenha de “Um Ano Inesquecível”, de Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimeita – PARTE II

um-ano-inesquecivel-autoras_minha-vida-literaria.jpg2

Como falei anteriormente, dividi essa resenha em quatro partes para dar uma atenção especial a cada autora e conto, porque elas merecem. Continuando com a resenha do livro Um Ano Inesquecível, da Ed. Gutemberg, vamos entrar na primavera e conhecer um pouco do romance da Jasmine e do Davi. Para ler a resenha do conto de VERÃO, da Thalita Rebouças, clique AQUI, para a resenha do conto do OUTONO, da Babi Dewet, clique AQUI e para a resenha do conto de INVERNO da Paula Pimenta, AQUI.

brunaO conto da PRIMAVERA, foi escrito pela Bruna Vieira. Ela é blogueira famosa e eu já conhecia um pouco do blog dela, já assisti alguns vídeos do seu canal no Youtube, mas também nunca tinha lido nenhum livro dela. Embora eu tenha dado um tiro completamente no escuro sobre isso. Sabe aquela dúvida eterna: você compra a série completa sem saber se é boa e corre o risco de se arrepender, ou compra só um e depois se morde de raiva porque era bom e não pode sair para comprar os demais? Morando tão longe do Brasil, eu não quis me dar ao luxo de comprar um livro dela, curtir e depois ficar esperando ansiosa alguém vir me visitar para trazer as continuações. Por isso comprei logo a série de um vez e se eu for considerar o estilo de escrita dela pelo conto, não acho que eu vá me arrepender. Ainda tenho que esperar o navio chegar com os livros.

O estilo da Bruna é muito parecido com o da Paula e da Babi, referências pops internacionais e protagonistas fortes, embora ela tenha uma escrita mais leve. Eu não sei se foi intencional, mas assim como o conto da Thalita me fez sentir no meio de um bloco no carnaval, o da Bruna me fez sentir com se eu estivesse sentindo a brisa leve e colorida da primavera. Brega, eu sei, mas eu não tive essa sensação com o outono e o inverno, então parei por aqui, juro.

“A matemática das flores” conta a estória de Jasmine, uma menina de atitude e características marcantes, como seu cabelo cacheado enorme. Ela entra em desespero, em meio ao vestibular, pela possibilidade trágica de repetir de ano por causa de matemática. Que coisa poderia ser pior do que repetir o último ano, quando todo mundo está pronto para ir para a faculdade? Então sua mãe, passa por cima de suas decisões, as quais ela diz saber lidar sozinha muito bem, obrigada, e resolve pedir ajuda na escola, levando Jas a ter que concordar em fazer aulas de reforço com o seu detestado professor de matemática. Mas esse conto é cheio dos adoráveis clichês, coisa que amamos em livros românticos. Claro que o professor não vai poder dar as aulas e coloca no seu lugar um cara fofo, bonito e super legal, o Davi. Mas nem tudo são flores para ela (desculpem) e ela vai sofrer um pouco até o seu final feliz. O ponto fraco do conto para mim ficou no fato que achei o Davi meio sem atitude. O que sobrou em Guima no conto de Verão, onde ele lutou com unhas e dentes pelo seu amor, faltou em Davi. Mas no geral, o conto ficou muito bonitinho e gostoso de ler.

Acho que se ela der continuidade ao conto, fazendo um livro completo sobre ele, possamos conhecer o Davi um pouco mais. Em um livro inteiro, a Bruna teria mais espaço para desenvolver a personagem e dar personalidade a ele. Esse foi um grande problema desse livro, na verdade. Gostei tanto dos contos que, para mim, nenhum foi suficiente e fiquei querendo livros completos de cada um. Por favor, autoras, saciem nossa vontade, nunca pedi nada pra vocês. Ok, eu costumava pedir mais fanfic para a Babi, mas isso é assunto para o próximo post.

Sobre Stefania Raducanu

A autora é carioca, mas mora na Inglaterra com seu marido e as duas filhas. Está longe da sua adolescência, porém ainda não percebeu isso. Adora consumir material voltado para esse público, seja lendo livros, assistindo filmes ou ouvindo música. Quando não está cuidando das crianças e enlouquecendo, está se concentrando para colocar as milhares de ideias que tem na cabeça em um pedaço de papel (rezando para as crianças não pegarem o papel para fazer aviãozinho). Começou escrevendo fanfics, dentre elas Back to the Past I e II com a banda McFLY, das quais é co-autora, grande sucesso em 2006. Seu primeiro livro está em pré-venda e será lançado dia 21.07.2021 pela Editora Pendragon, enquanto os demais escritos da autora ainda podem ser lidos no Wattpad.
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Resenha de “Um Ano Inesquecível”, de Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimeita – PARTE II

  1. Pingback: Resenha de “Um Ano Inesquecível”, de Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimeita – PARTE III | Stefania Raducanu

  2. Pingback: Resenha de “Um Ano Inesquecível”, de Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimeita – PARTE IV | Stefania Raducanu

  3. Pingback: Resenha de “Um Ano Inesquecível”, de Babi Dewet, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Paula Pimeita – PARTE I | Stefania Raducanu

  4. Eduarda lima disse:

    Eu achei “matemática das flores ” o ‘menos legal ‘por assim dizer , pois uma hora ele é o professor dela q joga charminho um pouco sem charme e dai de uma hora pra outra ele ja ta pensando na Jas ? Achei q foi rápido de mais , ao contrário de voce achei o verão muito mais interessante , fofo e engraçado . Foi amor a primeira vista. A Bruna pegou uma Jas q queria ser independente mas ela fez alguns erros … dos quatro contos foi o que eu menoa gostei .

    Curtir

    • Obrigada pelo comentário!!! 🙂
      Assim.. eu achei meio sem sal também.. o Davi foi menos carismatico de todos os contos.. mas eu me identifiquei mais com a escrita da Bruna que da Thalita… eu acho muito legal que a Thalita tenha essa pegada bem brasileira, cheia de girias e apelidos etc.. só não me identifico, entende!? Acho que por isso me identifiquei mais com os outros…

      Curtir

Deixe um comentário